Destaques

A indústria gráfica apoia ação contra importação, distribuição e utilização fraudulentas do papel isento de impostos

O Brasil garante imunidade tributária ao papel utilizado na impressão de livros, revistas e jornais. A medida, que objetiva ampliar o acesso a informação e cultura, tem sido alvo de fraudes constantes. Hoje, a denúncia pelo Ministério Público Federal de São Paulo de um grande esquema de desvio de papel imune foi destaque nos jornais.

Descoberto pela Operação Papel Imune, da Receita Federal, a fraude pode ter desencaminhado cerca de R$ 1 bilhão do fisco e, por sua envergadura, mostra que os desvios de papel imune frequentemente exigem o envolvimento de diferentes elos da cadeia do papel e da impressão para acontecer.

A indústria gráfica apoia essa ação, assim como todas as medidas criadas para coibir esse crime: "Nossa entidade preza o princípio da legalidade, sem o qual não existe democracia. Além disso, as fraudes com papel imune geram concorrência desleal e aviltam um setor que prefere investir em inovação e tecnologia para ganhar competitividade", afirma Levi Ceregato, presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf).

Notícias anteriores

Rua Lagarto, 322 Centro - Aracaju/Sergipe - CEP 49010-390 - Tel (79) 3711-1818 - Fax (79) 3711-1820 - contato@graficajandrade.com.br
"O Senhor é a minha força e o meu escudo, nele o meu coração confia." Salmos 28:7