A Microsoft Brasil terá de alterar, a partir de 17 de fevereiro, todas as embalagens do sistema operacional Windows 8 vendidas em lojas brasileiras, por determinação do Procon de São Paulo. A empresa está sujeita a multa de 1 milhão de reais pelo órgão de defesa do consumidor porque a embalagem do produto não traz a informação clara de que se trata de uma versão de atualização (upgrade) do sistema operacional. A companhia também pode receber uma multa de 2 mil reais por reclamação registrada junto ao órgão de defesa do consumidor por falta de suporte do call center ao cliente no que se refere ao upgrade. As sanções estão previstas em um Termo de Ajustamento de Conduta estabelecido pelo Procon-SP após análise técnica das embalagens do Windows 8 realizada em novembro do ano passado. O novo sistema operacional da Microsoft, que começou a ser vendido em 26 de outubro, pode ser instalado somente em computadores que já tenham versões originais anteriores do Windows (7, Vista ou XP SP3). A venda da versão completa (full) do Windows 8 está prevista para o primeiro trimestre deste ano, mas até o momento, a empresa não tem informações sobre a data de lançamento. De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta do Procon, assinado pela Microsoft em 18 de dezembro de 2012, a companhia se compromete a informar, na parte frontal, e, também, na lateral esquerda da embalagem, que se trata de uma atualização. O verso da embalagem deve acrescentar que o sistema é um software de atualização e que requer um computador com a versão original do Windows 7, Vista ou XP SP3 já instalada. Até que as embalagens sejam atualizadas, o Procon também determinou que a Microsoft ofereça suporte aos consumidores por meio de seu call center, treine seus revendedores e forneça material complementar de marketing para varejistas e distribuidores sobre a atualização.
Embalagem e Marca - 21/01/2013
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