por Jane Mary Guimarães
É a segunda vez que tenho o prazer de receber um brinde da Gráfica e Editora J. Andrade, com sede em Aracaju/SE. Digo prazer não por receber um brinde, mas porque realmente a turma da J. Andrade é pra lá de caprichosa com o que faz. Seu respeito à arte e cultura locais transparece nos materiais criados para emoldurar o que seriam triviais blocos de anotações e calendários, brindes tradicionais que lotam as mesas dos publicitários de todo o país depois da virada.
Os da J. Andrade trazem muito mais: vê-se o respeito de um bom material gráfico valorizando a arte criada, o respeito e admiração ao autor e tema escolhidos para enfeitar as folhinhas comuns que dão pitadas, dia após dia, da “coloridade” dos artistas sergipanos. Traços da inspiração de quem mora em Aracaju e vê a própria cultura com os olhos de um artista (parafraseando texto da própria J.Andrade).
Aqui, no Estado da pressa, dos dias de 36 horas e dos “erres” que vibram nos discursos de trabalho, o calendário de 2012 encheu minha mesa de calmaria com as aquarelas de Tintiliano e os versos de Rubens Lisboa, Ismar Barreto, Tetê Nahais e tantos outros serpipanos, compositores, turistas, empresários, moradores – sobretudo – da cidade, em uma homenagem à Beleza de Viver Aracaju.
Na última semana, uma explosão de cores se fez presente em minha já colorida workstation, mas dessa vez, com toda a brasilidade que só o artista nordestino consegue imprimir em suas obras. Dessa vez, a J. Andrade trouxe reproduções das telas do acervo mais recente de José Fernandes, um autêntico artista plástico sergipano que dispensa apresentações e que arrebatou minha atenção e admiração, com uma caixa guardando o calendário 2013, delicadamente montada, carregando pequenos tesouros em papel.
O tema “Traços de personalidade. Cores de sergipanidade” dispensa explanações quando se olha para cada peça. Tudo é tão rico em inspiração e essência que seria impossível traduzir tudo isso em uma nota curta em nosso blog.
E assim, em silêncio e cheio de cores, um tico da cultura de Sergipe se espalhou – em doses quase que homeopáticas, porém efetivas – pela Explícita, além dos jobs, integrando o olhar perene e inspirador do morador de Aracaju ao dia a dia de nossa agência. Pequenas doses de calmaria e alegria nordestina em nossa rotina tipicamente paulista.
Conheça mais sobre o trabalho do artista plástico José Fernandes clicando aqui.
Notícias anteriores